Vigilância Sanitária fecha mais uma fábrica clandestina de temperos e apreende 300 kg de produtos em Vitória da Conquista
- Da Redação

- 3 de out.
- 1 min de leitura

A Coordenação Municipal de Vigilância Sanitária (Visa) autuou, nesta quinta-feira (2), mais uma fábrica clandestina de temperos em Vitória da Conquista. O estabelecimento funcionava na Avenida Pará, no bairro Ibirapuera, e foi interditado após fiscais encontrarem condições insalubres de produção.
No local, foram apreendidos 300 quilos de corante alimentício produzido a partir de milho, óleo de cozinha e urucum. Segundo a Visa, os insumos eram manipulados em ambiente com presença de insetos, excrementos de ratos e acúmulo de lixo. O maquinário foi lacrado, e todo o material será encaminhado para o aterro sanitário ainda nesta tarde. O proprietário, que acompanhou a ação, foi notificado.

Somente na quarta-feira (1º), a Vigilância já havia incinerado 650 quilos de produtos irregulares apreendidos em outras fábricas da cidade. Com as operações da última semana, o volume de alimentos recolhidos ultrapassa 1,6 tonelada.
O coordenador da Visa, Maico Mares, alertou para os riscos à saúde.
“Nosso compromisso é mitigar todo o problema de saúde relacionado à falta de segurança. Peço que redobrem a atenção e, se for comprar produtos a granel ou fracionados, peçam a qualificação, procurem saber a origem e qual empresa é responsável pela produção”, disse.
Segundo ele, a fiscalização será intensificada para evitar que produtos contaminados cheguem ao consumidor.
“A Vigilância continuará comprometida em buscar qualidade e segurança alimentar para a população de Vitória da Conquista”, completou.



