Vitória da Conquista inicia Jornada Pedagógica 2025 com debate sobre educação antirracista
- Da Redação
- 29 de jan.
- 1 min de leitura

A Prefeitura de Vitória da Conquista deu início, nesta quarta-feira (29), à Jornada Pedagógica 2025, reunindo cerca de 3 mil participantes no Centro de Convenções. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), tem como tema “Diálogos Étnicos-Raciais: por uma educação antirracista”, destacando a valorização da cultura negra e a promoção da diversidade nas escolas.

A prefeita Sheila Lemos abriu o evento enfatizando o papel dos profissionais da rede municipal e os avanços na educação, como a ampliação das escolas em tempo integral. Ela também anunciou a criação do prêmio “Alfabetização em Foco”, para reconhecer o trabalho dos educadores, e de um Centro de Referência Paralímpica, voltado à inclusão e ao esporte adaptado.


O presidente da Câmara de Vereadores, Ivan Cordeiro, reforçou o compromisso do Legislativo no combate ao racismo e ao preconceito. O secretário de Educação, Edgard Larry, destacou a necessidade de refletir sobre o racismo estrutural e elogiou a palestra do professor Nathanael dos Santos sobre a trajetória dos africanos no Brasil.
Durante a cerimônia, foi realizado um memorial em homenagem aos profissionais da educação falecidos recentemente e premiadas as escolas que se destacaram no Ideb e no Selo Escola Transparente. O evento contou ainda com uma apresentação musical do Quinteto Griô.