top of page

Vitória da Conquista intensifica ações do Dezembro Vermelho com foco na prevenção ao HIV e às ISTs

ree

O mês de dezembro marca, em todo o país, a realização da campanha Dezembro Vermelho, dedicada à prevenção do HIV, da Aids e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A mobilização também atua no combate ao estigma e na defesa dos direitos das pessoas que vivem com o vírus. Em Vitória da Conquista, as ações são coordenadas pelo Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav), da Secretaria Municipal de Saúde.


Com o tema “A epidemia de Aids acabou”, a campanha deste ano tem como eixos centrais o diagnóstico precoce, o incentivo ao uso de preservativos em todas as relações sexuais e a manutenção da Terapia Antirretroviral (Tarv) entre os pacientes já diagnosticados.


A coordenadora do Caav, Edilane Borges, reforça a importância de manter o assunto em evidência, destacando que o vírus ainda faz parte da realidade de muitas pessoas. “É necessário mostrar à comunidade que o vírus está aí, o HIV ainda existe, a Aids ainda existe. É importante veicular informações sobre o HIV e sobre as formas de prevenção. Vamos sensibilizar a população a usar preservativo em todas as relações sexuais, fazer uso da PrEP, que é uma ferramenta que o Ministério da Saúde vem investindo muito, e também o acesso ao teste rápido, porque permite fazer o diagnóstico precoce e, com isso, evitamos o adoecimento por Aids”, explica.


Durante todo o mês, o Caav realizará atividades de orientação, testagem e formação de profissionais de saúde, ampliando o alcance das estratégias de prevenção. As ações incluem unidades prisionais, serviços de atenção psicossocial, hospitais, maternidades e atendimento a grupos mais vulneráveis, como profissionais do sexo, usuários de drogas e pessoas em situação de rua.


De acordo com dados do município, 197 casos de HIV foram diagnosticados em 2024. Em 2025, entre janeiro e outubro, 171 pessoas receberam diagnóstico. Sobre mortalidade, o Sistema de Informação sobre Mortalidade registrou 18 óbitos em 2024 e 12 mortes em 2025, até o mês de outubro.


As iniciativas seguem metas internacionais estabelecidas pelo Unaids e pela Organização Mundial da Saúde, que buscam, até 2030, diagnosticar 95% das pessoas com HIV, garantir tratamento para 95% das pessoas diagnosticadas e zerar a carga viral de 95% desse grupo, reduzindo a transmissão e ampliando a qualidade de vida.


Ações previstas para o Dezembro Vermelho em Vitória da Conquista


01/12/25 – Dia D de combate ao HIV

Local: Praça Nove de Novembro

Horário: 8h30 às 14h


01/12/25 – Roda de conversa

Local: UFBA

Horário: Noite


01 a 05/12/25 – Intensificação da testagem

Local: Caav

Horário: 8h às 11h e 13h30 às 16h


08 e 11/12/25 – Educação permanente para profissionais de saúde

Público: médicos, enfermeiros, odontólogos da atenção básica, equipes das unidades prisionais e consultório na rua

Local: Auditório da OAB

Horário: Manhã e tarde

Móveis LM
bottom of page