Com cenas gravadas na Marcha de Vitória da Conquista, documentário "Conexão Parada LGBTQIAPN+" reflete sobre resistência e geracionalidade
- Da Redação

- há 2 horas
- 1 min de leitura

O curta-metragem Conexão Parada LGBTQIAPN+ aborda a relevância política e social das paradas do orgulho no Brasil, destacando a diversidade de identidades e trajetórias que compõem o movimento. Com filmagens realizadas em Vitória da Conquista durante a Marcha do Orgulho LGBTQIA+, a produção alcança um recorte nacional ao incluir também gravações em São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte. A obra surgiu como uma resposta a um episódio de homofobia ocorrido em 2023 em uma instituição de ensino, utilizando o audiovisual como instrumento de enfrentamento ao preconceito.
Sob a direção de Paulo Henrique David e a produção cultural de Erick Monstavicius, o documentário combina arte e informação por meio de cinco entrevistas que dialogam entre jovens e pessoas com longa trajetória na comunidade. A narrativa explora temas como envelhecimento, solidão e a permanência do preconceito na sociedade. O projeto, realizado pela PH Produções em parceria com a Cinemátika Filmes, foi viabilizado por recursos da Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Prefeitura de Mauá em articulação com o Governo Federal.



