Crítica; 'Vitória ' é um filme emocionante e poderoso.
- Wilke Lima

- 14 de mar. de 2025
- 2 min de leitura

Vitória é um filme emocionante e poderoso, que traz uma atuação magistral de Fernanda Montenegro no papel de uma idosa determinada a enfrentar a criminalidade em sua vizinhança. Seria talvez até clichê falar sobre a atuação da Fernanda, mas não tem como não falar da interpretação dramática e fortíssima com que ela faz a personagem, é sem dúvidas, uma das maiores atrizes da história do Brasil.
Com uma narrativa envolvente e uma direção sensível de Andrucha Waddington, a obra equilibra tensão e drama de forma brilhante. Além de destacar a força de uma mulher idosa e comum diante da violência, o filme também levanta reflexões sobre coragem, justiça e o impacto das pequenas ações. A produção também toca em um dos calos mais sensíveis do Brasil e óbvio, muito do Rio de Janeiro, que é a corrupção policial, além claro, de uma crítica sócio-política sendo feita do modo como são os fatos diante da impunidade e da falta de ação do poder público.
Ao assistir o filme e saber que aquela história ali aconteceu de verdade, nos causa um impacto ainda maior . Saber que tudo foi feito na base da coragem de uma senhora bondosa, porém valente , e que se recusou a se render diante de uma situação que muitas vezes não consegue ser vencida deixa o filme ainda mais espetacular quanto a sensibilidade que tiveram em contar uma história real.
É um filme que nos comove e nos emociona muito, dá vontade de abraçar a Fernanda nas cenas mais angustiantes. Comovente, emocionante e muito poderoso, 'Vitória' conta bem uma história real de uma mulher que teve coragem e ousadia , e que , apesar das dificuldades, teve sua vitória contra o tráfico ao qual enfrentou.



