top of page

Deputado Félix Mendonça Jr. é alvo de operação da Polícia Federal por desvio de emendas


A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (13), a nona fase da Operação Overclean, que investiga uma suposta organização criminosa dedicada ao desvio de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro. O principal alvo desta etapa é o deputado federal baiano Félix Mendonça Jr. (PDT).


A ação conta com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal. De acordo com informações obtidas pelo Portal Cubo, as investigações apontam que o parlamentar participava ativamente de um esquema de direcionamento de verbas públicas para pelo menos três municípios da Bahia em troca de vantagens indevidas.


O esquema de propinas


Segundo os investigadores, Félix Jr. utilizava seu então secretário parlamentar, Marcelo Chaves (alvo da 4ª fase da operação), como intermediário. Chaves seria o responsável por:


Negociar a destinação das emendas com prefeitos baianos;


Cobrar pagamentos ilegais (propinas) dos municípios beneficiados;


Operacionalizar o repasse dos valores ao esquema.


Medidas Judiciais


O ministro Kássio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão e determinou o bloqueio de R$ 24 milhões nas contas bancárias dos envolvidos, tanto pessoas físicas quanto jurídicas. O objetivo do bloqueio é paralisar a movimentação de capital ilícito e garantir recursos para a futura reparação do erário.


Histórico da Operação


A Operação Overclean já teve desdobramentos em outros estados. Na fase anterior, realizada em outubro do ano passado, a PF cumpriu mandados contra o secretário nacional do Podemos e ex-gestores do Tocantins. A fase atual foca especificamente na ramificação baiana do esquema.


O Portal Cubo tentou contato com o gabinete do deputado Félix Mendonça Jr. e com a executiva estadual do PDT para obter um posicionamento oficial sobre a operação. Até o fechamento desta matéria, não houve resposta. O espaço permanece aberto para manifestação.

Móveis LM
bottom of page