top of page

Polícia Federal cumpre mandados em Vitória da Conquista durante Operação Laranja Suíça


Polícia Federal cumpre mandados em Vitória da Conquista durante Operação Laranja Suíça | Foto: Portal Cubo
Polícia Federal cumpre mandados em Vitória da Conquista durante Operação Laranja Suíça | Foto: Portal Cubo

A Polícia Federal cumpriu 10 mandados de busca e apreensão em Vitória da Conquista na manhã desta quarta-feira (30), durante a deflagração da Operação Laranja Suíça. A operação faz parte de uma investigação sobre um esquema de fraudes bancárias eletrônicas contra diversas instituições financeiras, com prejuízo estimado em mais de R$ 318 mil. Segundo a PF, moradores da cidade atuavam como "laranjas", recebendo valores desviados de contas bancárias, principalmente da Caixa Econômica Federal.


As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Federal do Tocantins. Durante as diligências, os policiais apreenderam documentos, celulares e equipamentos de informática que serão encaminhados para perícia e análise técnica.


O principal suspeito da investigação é um homem que residia em Palmas (TO). De acordo com a PF, ele utilizava seus dispositivos eletrônicos para aplicar golpes por meio de engenharia social e técnicas de phishing, captando dados bancários de clientes, especialmente idosos, e realizando transferências indevidas para contas de terceiros em Vitória da Conquista.


A análise da PF aponta que os golpistas movimentavam os valores subtraídos usando contas vinculadas a moradores da cidade, caracterizados como “laranjas”. O nome da operação, inclusive, faz referência ao apelido da cidade baiana, conhecida como "Suiça Baiana", onde estariam os receptadores do dinheiro desviado.


O inquérito policial segue sob segredo de Justiça, e novas diligências devem ser realizadas para identificar e responsabilizar outros envolvidos.

Marcha do Orgulho LGBTQIA+
Móveis LM
bottom of page