Eleições da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia têm nova data
- Da Redação
- 4 de jan.
- 1 min de leitura

A eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), que definirá a gestão para o biênio 2025-2027, foi remarcada para o dia 3 de fevereiro, uma segunda-feira, às 14h30. A mudança ocorreu devido à data original, 1º de fevereiro, cair em um sábado.
O atual presidente da Alba, Adolfo Menezes (PSD), é apontado como o favorito para reeleição, o que marcaria seu terceiro mandato consecutivo. No entanto, há incertezas quanto às demais posições da Mesa, especialmente o cargo de 1ª vice-presidência, que se tornou o foco de uma disputa acirrada.
O posto é almejado pelo PT e pelo PSD, partidos que integram a base aliada do governo. Os principais nomes cotados para ocupar a vice-presidência são o do atual líder do governo na Casa, Rosemberg Pinto (PT), e o de Angelo Coronel Filho (PSD).
A disputa pela 1ª vice-presidência é intensificada pelas incertezas jurídicas envolvendo a continuidade do mandato de Adolfo Menezes. Caso ele seja destituído, o 1º vice-presidente assumirá a presidência, tornando o cargo ainda mais estratégico.