Prefeitura apresenta PPA 2026-2029 com foco em inclusão, inovação e desenvolvimento sustentável
- Da Redação

- 10 de set.
- 2 min de leitura

O Comitê Municipal de Acompanhamento, Monitoramento e Elaboração do Plano Plurianual (PPA) apresentou à prefeita Sheila Lemos, ao vice-prefeito Aloisio Alan e a secretários municipais o documento de planejamento que vai orientar as ações da administração entre 2026 e 2029. A partir do PPA, foi elaborado o Projeto de Lei nº 31/2025, já encaminhado à Câmara de Vereadores para apreciação.
Segundo a prefeita Sheila Lemos, o PPA é uma ferramenta estratégica para consolidar compromissos assumidos com a população. “Neste documento estão traduzidos os compromissos de garantir saúde com mais qualidade, educação inclusiva e transformadora, desenvolvimento econômico sustentável, fortalecimento da assistência social e investimentos em infraestrutura que melhorem a vida da população”, afirmou.
O plano foi construído de forma participativa, com diálogo entre sociedade civil, setores organizados e equipes técnicas da gestão municipal. Entre as inovações, está a organização orçamentária por tema, programa e projeto, permitindo maior integração e foco nos resultados.
O PPA 2026-2029 está estruturado em quatro eixos principais:
Conquista da Inclusão: Direitos e Cuidados
Conquista Crescendo com Sustentabilidade
Conquista: A Melhor Cidade para Viver e Empreender
Conquista 4.0: Gestão Digital Integrada e Inovadora
De acordo com o secretário municipal de Gestão e Inovação, Romar Barros, o plano reúne 120 diretrizes, 27 objetivos centrais, seis princípios orientadores, 57 programas e mais de 400 projetos das secretarias municipais. “O PPA não é apenas um documento apresentado para votação, mas um mapa que a gestão vai acompanhar de forma séria e consistente para cumprir o que foi decidido e proposto. Ele define a cara da gestão Sheila Lemos e Aloisio Alan”, destacou.
A metodologia aplicada levou em conta estudos socioeconômicos, fiscais e regionais, além de indicadores de governança. O PPA também foi alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, reforçando o compromisso com políticas públicas integradas e sustentáveis.



