Presidentes de 37 câmaras municipais aprovam carta que pede a criação de Região Metropolitana do Sudoeste
- Da Redação
- há 8 horas
- 3 min de leitura

Durante um encontro realizado na manhã desta quinta-feira (22), em Vitória da Conquista, presidentes de 37 câmaras municipais aprovaram a Carta do Sudoeste, documento que será enviado à Assembleia Legislativa da Bahia e ao governador Jerônimo Rodrigues. A carta pede apoio parlamentar para a aprovação do projeto de lei que propõe a criação da Região Metropolitana do Sudoeste.
O evento contou com a presença de representantes de diversos municípios da região, além de parlamentares da capital baiana, como Carlos Muniz, presidente da Câmara de Salvador, e o vereador Juca, presidente da Câmara de Lauro de Freitas. Também participaram os vereadores conquistenses Ricardo Gordo (PSB), Fernando Jacaré (PT), Alexandre Xandó (PT), Viviane (PT), Bibia (UB), Cris Rocha (MDB), Luis Carlos Dudé (UB) e Natan da Carroceria.
O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro, articulador do encontro, avaliou positivamente a mobilização. “Debatemos de forma democrática sobre nossa força política, sobre nossos interesses comuns, e fiquei feliz de constatar que este é um sonho coletivo, que os nossos irmãos e vizinhos estão engajados nesta luta, que é fundamental ao desenvolvimento de nossa região”, afirmou.

A proposta de criação da Região Metropolitana do Sudoeste foi apresentada pelo deputado estadual Vitor Azevedo (PL), que também sugeriu a criação do Conselho de Desenvolvimento e Integração da Região Metropolitana do Sudoeste Baiano (CRMSB).
Segundo o projeto, a nova região metropolitana será composta por 38 municípios, incluindo Vitória da Conquista, Brumado, Itambé, Itapetinga, Macarani, Maiquinique, Itarantim, Poções, Barra do Choça, entre outros. A expectativa é que a medida promova a gestão integrada dos recursos públicos e impulsione o desenvolvimento regional.
Carta do Sudoeste destaca demandas regionais
No documento aprovado, os presidentes de câmaras argumentam que a criação da Região Metropolitana do Sudoeste beneficiará diretamente mais de um milhão de habitantes, ao proporcionar melhor infraestrutura, ampliação dos serviços públicos, geração de empregos e atração de investimentos.
A carta ressalta ainda que a união das cidades em uma região metropolitana fortalecerá a representatividade política do território diante dos governos estadual e federal, facilitando a captação de recursos e a implementação de políticas públicas específicas.
“Contamos com a sensibilidade e o compromisso de Vossas Excelências para aprovar esta matéria, que certamente trará impactos positivos duradouros para o desenvolvimento de nossa Bahia”, diz o trecho final da carta endereçada aos deputados estaduais.
Abaixo, na íntegra, o teor do documento subscrito pelos presidentes de Câmara do Sudoeste:
Carta do Sudoeste
À Assembleia Legislativa da Bahia
Prezados(as) deputados(as),
Nós, representantes das cidades e comunidades do Sudoeste da Bahia, dirigimo-nos a Vossas Excelências com o intuito de solicitar a sensibilidade e o apoio na aprovação do projeto de lei que visa a criação da Região Metropolitana do Sudoeste.
Esta iniciativa é de fundamental interesse para toda a nossa região, que abriga mais de um milhão de habitantes. A consolidação da Região Metropolitana trará benefícios significativos, promovendo uma gestão mais integrada e eficiente dos recursos públicos, além de potencializar o desenvolvimento econômico, social e urbano de nossas cidades.
A aprovação do projeto de lei representará um avanço na melhoria da infraestrutura, na ampliação de serviços públicos de qualidade, na geração de empregos e na atração de investimentos. Além disso, fortalecerá a nossa voz perante os órgãos estaduais e federais, possibilitando uma maior captação de recursos e a implementação de políticas públicas que atendam às necessidades específicas de nossa população.
Reiteramos que a criação da Região Metropolitana do Sudoeste é uma oportunidade única de promover o crescimento sustentável, a inclusão social e a melhoria na qualidade de vida de todos os habitantes da nossa região. Contamos com a sensibilidade e o compromisso de Vossas Excelências para aprovar esta matéria, que certamente trará impactos positivos duradouros para o desenvolvimento de nossa Bahia.