72ª Semana Espírita de Vitória da Conquista tem início e homenageia legado de Divaldo Franco
- Da Redação
- há 1 dia
- 2 min de leitura

Teve início nessa sexta-feira (29) a 72ª Semana Espírita de Vitória da Conquista, um dos mais tradicionais eventos espíritas do Brasil. Realizado desde 1954, o encontro reúne estudiosos, palestrantes e adeptos da doutrina para reflexões e debates sobre espiritualidade.
Com o tema central “Justiça Divina”, a programação segue até o dia 7 de setembro, no Centro de Convenções Divaldo Franco, e contará com painéis e palestras de convidados de renome nacional. A abertura foi conduzida por Alessandro Viana, que trouxe reflexões sobre compaixão e justiça.

A cerimônia contou com a presença da prefeita Sheila Lemos, que destacou a importância do evento para o município. “Este é o primeiro ano sem a presença física de Divaldo Franco, mas sabemos que, de alguma forma, ele se faz presente espiritualmente. A Semana Espírita já é parte do calendário da cidade, um evento de grande importância não só para a comunidade espírita, mas para toda Vitória da Conquista”, afirmou.
O diretor jurídico da União Espírita de Vitória da Conquista (UEVC), Eric Menezes, ressaltou a dimensão histórica da Semana: “São 72 anos ininterruptos, atraindo pessoas de toda a Bahia e do país. Embora estejamos vivendo a primeira edição sem Divaldo Franco, os palestrantes convidados trarão contribuições valiosas para a difusão da doutrina”.
Frequentador do evento há 25 anos, Arilson Ferraz destacou a mobilização das casas espíritas da cidade: “Todas fecham suas portas para que os membros possam participar. É um evento com dimensão internacional, que reúne pessoas de outros países e também alcança o público online. Um momento de troca e fortalecimento do movimento espírita”.

História da Semana Espírita em Conquista
A Semana Espírita de Vitória da Conquista foi pioneira na Bahia, iniciada em 1954. Nos primeiros anos, era realizada no Centro Espírita Humberto de Campos. Em 1987, parte da programação passou para o Cine Glória, e no ano seguinte para o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, onde permaneceu por duas décadas. Entre 2008 e 2009 ocorreu no Planet Hall e, desde 2010, é sediada no Centro de Convenções Divaldo Franco, construído pela UEVC.
O médium Divaldo Pereira Franco, falecido em maio de 2025, esteve presente pela primeira vez em 1955, na segunda edição do evento, e se tornou ao longo das décadas um dos principais símbolos da Semana Espírita de Vitória da Conquista.