Compositores de “Caranguejo” vão processar Claudia Leitte por intolerância religiosa
- Da Redação

- 17 de jan.
- 1 min de leitura

Dois dos compositores da música Caranguejo (Cata caranguejo), Durval Luz e Nino Balla, confirmaram que irão processar a cantora Claudia Leitte por intolerância religiosa. A decisão foi anunciada por Durval Luz ao jornalista Léo Dias, motivada pelas alterações feitas por Claudia na letra da música durante performances ao vivo, sem autorização dos autores.
A polêmica envolve a substituição do verso “Saudando a rainha Iemanjá” por “Só louvo meu rei Yeshua [Jesus, em hebraico]”. A música, que originalmente homenageia a orixá Iemanjá, foi gravada por Claudia Leitte nos tempos do Babado Novo e se tornou um clássico, também interpretado por outros artistas, como Ludmilla, Timbalada e Ivete Sangalo.
💬 “Já mandei todos os documentos para meu advogado. O Nino Balla está comigo. Fizemos a ‘Caranguejo’ na época do Babado Novo, no começo, e gravamos nos primeiros discos. É um sucesso eterno,” afirmou Durval Luz.
Os compositores acusam Claudia Leitte de desrespeitar a essência cultural e religiosa da música ao alterar o verso sem consulta prévia. A alteração ganhou destaque em dezembro de 2024, gerando críticas nas redes sociais e acusações de intolerância religiosa por desconsiderar as raízes afro-brasileiras representadas na música.
Até o momento, Claudia Leitte não se manifestou sobre o caso ou a ação judicial.



