Deputados denunciam falta de transparência na divulgação da pauta da ALBA
- Da Redação

- 3 de set.
- 1 min de leitura

A ausência de organização na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) tem gerado insatisfação entre parlamentares, que denunciam a falta de divulgação antecipada da pauta de votações. Deputados afirmam que a situação compromete a análise adequada dos projetos antes das sessões.
Um parlamentar da federação PT/PCdoB/PV, que preferiu não se identificar, relatou que só tomou conhecimento da existência de 14 projetos em votação na terça-feira (02/09) no início da sessão. “Estamos votando sem saber o que é. É preciso analisar os projetos, pois precisamos prestar contas. Isso é falta de transparência”, criticou.
O deputado Cafu Barreto (PSD) confirmou a situação e defendeu mudanças no processo.
“Realmente está acontecendo sim. É um problema que precisa ser corrigido. Eu consegui ter acesso ao esboço dos projetos momentos antes da sessão, mas é importante ter mais transparência. Precisamos receber a pauta do dia, incluindo os requerimentos de urgência, por meio do sistema ou de aplicativos de mensagens. Isso é uma falha grave”, afirmou.
Cafu ainda levantou a possibilidade de solicitar a suspensão das sessões caso a falha administrativa persista. Para ele, a prioridade deve ser garantir que todos os parlamentares tenham acesso prévio às informações, assegurando um processo legislativo transparente.



