top of page

Dignidade e Direitos: Vitória da Conquista sedia 1º Seminário da Visibilidade Trans



A Prefeitura de Vitória da Conquista abriu, nesta quarta-feira (28), o 1º Seminário da Visibilidade Trans no Centro Integrado de Direitos Humanos (CIDH). A ação faz parte da campanha municipal “Visibilidade Trans 2026: Orgulhe-se!”, em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro. Segundo o coordenador José Mário Barbosa, o objetivo é ampliar o debate institucional e promover uma escuta qualificada da comunidade para enfrentar a violência contra mulheres trans, travestis e homens trans.


A programação do primeiro dia contou com rodas de conversa envolvendo profissionais de Segurança, Justiça e Saúde:


Painel I: Abordou a violência contra pessoas trans e travestis, com a ativista Tieta Rodrigues e a juíza Mirna Fraga.


Painel II: Debateu as transmasculinidades no Brasil com o educador Caio Oliveira.


Durante os debates, Tieta Rodrigues enfatizou que a violência atravessa espaços que vão da família à escola, tornando essencial discutir formas de mudar essa realidade. A juíza Mirna Fraga reforçou que a identidade de gênero é um direito garantido pela Constituição e está intrinsecamente ligada à dignidade da pessoa humana.


O seminário continua nesta quinta-feira (29) com discussões sobre resistência negra e mercado de trabalho. O evento será encerrado com a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Diversidade Sexual e de Gênero para o mandato 2026–2029, composto por 12 representantes do governo e da sociedade civil.

Móveis LM
bottom of page