top of page

Estudante de Itarantim é aprovada em sete universidades dos EUA e inicia graduação em Engenharia de Computação



A trajetória acadêmica da baiana Maria Clara Dutra, de 19 anos, ganhou destaque após a estudante ser aprovada em sete universidades dos Estados Unidos. Egressa da rede pública de ensino, ela embarca no próximo dia 31 de janeiro para iniciar o curso de Engenharia de Computação na Augustana University, localizada no estado de Dakota do Sul. As informações foram divulgadas pelo g1 Bahia.


Natural do município de Itarantim, no sudoeste baiano, Maria Clara concluiu o ensino médio em 2023 no Colégio Estadual de Tempo Integral Adinália Pereira de Araújo. Desde cedo, demonstrou interesse em estudar fora do país, motivada por conteúdos que assistia na internet sobre os processos seletivos de universidades norte-americanas.


O projeto de estudar no exterior começou a ser construído ainda na adolescência e, após dedicação aos estudos e preparação para as seleções internacionais, a estudante conquistou vagas em sete instituições dos Estados Unidos.


Além do reconhecimento fora do país, Maria Clara também foi aprovada em importantes universidades brasileiras, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e as Pontifícias Universidades Católicas do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Minas Gerais, em cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Aeronáutica. Mesmo com as opções no Brasil, ela decidiu seguir o plano de formação acadêmica internacional.


A conquista reforça o potencial de estudantes da rede pública baiana e evidencia como o acesso à informação e à educação pode abrir caminhos para oportunidades acadêmicas em nível internacional.

Móveis LM
bottom of page