Festival Suíça Bahiana abre inscrições para a 12ª edição
- Da Redação

- 19 de jan.
- 1 min de leitura

A Prefeitura de Vitória da Conquista, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), lançou nesta segunda-feira (19) o edital de seleção para artistas e grupos musicais interessados em integrar a grade da 12ª edição do Festival Suíça Bahiana. O evento, que já se consolidou como um patrimônio cultural da "Joia do Sertão", acontece nos dias 17 e 18 de outubro.
Como se inscrever
Os artistas podem se candidatar de forma gratuita até o dia 23 de fevereiro. O processo é realizado exclusivamente pela plataforma digital:
Site: https://som.vc/
Cachê: Cada projeto selecionado receberá o valor de R$ 2.500,00.
Critérios de Participação e Diversidade
Para esta edição, o festival reforça seu compromisso com a equidade, exigindo que cada projeto inscrito tenha pelo menos uma integrante mulher. Podem participar:
Projetos autorais (solo ou grupo);
Estilos instrumental, cancional e DJs;
Artistas de qualquer região do Brasil ou do exterior.
Essa exigência está alinhada ao Selo IGUAL, recebido em 2024 pelo Women’s Music Event (WME), que certifica eventos que promovem a presença de mulheres, pessoas trans e não-binárias nos palcos e bastidores.
Patrimônio de Vitória da Conquista
Realizado desde 2010 e agora parte do calendário oficial do município (Lei 2415/20), o FSB oferece acesso gratuito ao público, democratizando o consumo cultural. Devido à sua relevância histórica e social, tramita na Câmara Municipal um Projeto de Lei para declarar o festival como Patrimônio Cultural e Imaterial de Vitória da Conquista.
Ao longo de mais de uma década, o palco do Suíça Bahiana já recebeu nomes como Emicida, Rachel Reis, Maglore, Marcelo Jeneci e Ratos de Porão, consolidando a cidade como um polo vibrante da música independente brasileira.



