top of page

Governador Jerônimo comenta aumento do ICMS e impacto nos preços e transporte público


O governador Jerônimo Rodrigues foi questionado, nesta quarta-feira (29/01), sobre o impacto do aumento do ICMS nos preços para os consumidores e no transporte público na Bahia.


Segundo Jerônimo, a discussão sobre a alíquota do ICMS não é uma questão exclusiva de cada estado, mas envolve o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e o governo federal. “Nós sabemos que essa discussão do ICMS não é individual. Há um diálogo constante com o Ministério da Fazenda e da Economia. A responsabilidade de aumentar a receita não pode ser confundida com elevação da inflação e dificuldades para os negócios. A gente alinha as questões anteriores e agora com o Lula isso tem sido constante”, afirmou.


O governador não apontou uma solução imediata para reduzir o impacto nos baianos e destacou que, há três semanas, os governadores do Consórcio Nordeste se reuniram para definir um direcionamento sobre o tema. “Fizemos uma reunião dentro do Consórcio Nordeste e tiramos um direcionamento para voltarmos a sentar com Haddad, avaliarmos o cenário para 2025 e buscarmos um equilíbrio no ICMS, incluindo o que incide sobre combustíveis”, completou.


O aumento do ICMS na Bahia e o reajuste no preço dos combustíveis anunciado pela Petrobras devem entrar em vigor a partir de 1º de fevereiro.

Móveis LM
bottom of page