Governo Lula prepara troca no comando da Codevasf; Elmar Nascimento mantém influência
- Da Redação
- há 1 dia
- 2 min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve realizar mudanças no comando da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O atual diretor-presidente da estatal, Marcelo Moreira, será substituído por Lucas Felipe de Oliveira, que atualmente ocupa o cargo de gerente-executivo de Estratégia e Finanças da companhia.
Marcelo, que assumiu a presidência da Codevasf durante o governo Jair Bolsonaro (PL), foi indicado pelo deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil-BA). Mesmo com a mudança, Elmar segue com forte influência sobre a estatal. A indicação de Lucas, também próximo ao parlamentar baiano, está sob análise da Casa Civil e conta com o apoio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).
A substituição tem o aval do próprio Marcelo Moreira, que sugeriu Lucas como sucessor antes de retornar ao setor privado. Com passagens pela Odebrecht, Marcelo deverá deixar a gestão pública ainda neste semestre.
A Codevasf é estratégica para a articulação política, especialmente por seu orçamento robusto — previsto em mais de R$ 1 bilhão para 2025 — e pela execução de obras, aquisição de equipamentos e destinação de emendas parlamentares. A influência sobre a estatal é considerada peça-chave nos planos de Elmar Nascimento, que mira tanto uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU) quanto na eleição de aliados para o Legislativo baiano e federal.
Recentemente, houve troca no comando da superintendência da Codevasf em Juazeiro, no norte da Bahia, mas a base de influência de Elmar foi mantida. A estatal já esteve no centro de denúncias e investigações da Polícia Federal por uso político e suspeitas de irregularidades, especialmente no estado da Bahia.