Guarda Municipal intensifica operações de patrulhamento em áreas de vulnerabilidade em Vitória da Conquista
- Da Redação

- 10 de fev.
- 1 min de leitura

O Portal Cubo conversou com o comandante Lemos, da Guarda Municipal de Vitória da Conquista, na sessão de abertura dos trabalhos legislativos de 2025, sobre as recentes operações realizadas na cidade, especialmente em locais com grande concentração de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Segundo o comandante, houve um aumento no número de pessoas ocupando espaços públicos, o que tem resultado na ocorrência de crimes de menor potencial ofensivo, como furtos, importunação sexual, uso e comércio de drogas e até sexo ao ar livre. Diante disso, a população tem solicitado maior presença da Guarda nesses locais.
"A Guarda vem desempenhando através de uma operação feita de forma planejada, ordenada, avançando abordagens mais voltadas para o social", explica o comandante Lemos.
As abordagens, conforme explicou Lemos, são planejadas e voltadas para o social, mas, em muitos casos, têm resultado na identificação de indivíduos envolvidos em crimes. Quando necessário, essas pessoas são conduzidas à Delegacia de Segurança Pública (Disep) para investigação pela Polícia Civil, que também apura possíveis conexões com o tráfico de drogas.
O comandante destacou que, com a atuação da Guarda e das demais forças de segurança, Vitória da Conquista se tornou uma cidade mais segura, não apenas em sensação, mas também na prática. Ele ressaltou que o governo Sheila Lemos tem investido em políticas públicas para transformar os espaços urbanos em ambientes mais seguros, o que pode estar atraindo também pessoas de outras cidades – incluindo algumas em estado de vulnerabilidade.
Ainda segundo o comandante, as operações da Guarda continuam, em colaboração com a Polícia Civil e demais órgãos de segurança, para garantir a ordem e o bem-estar da população.



