Jerônimo autoriza concurso da Polícia Civil da Bahia com 750 vagas; edital será divulgado em breve
- Da Redação

- há 9 horas
- 2 min de leitura

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, na manhã desta terça-feira (4), a autorização do tão aguardado concurso público da Polícia Civil da Bahia, que ofertará 750 vagas para novos servidores da corporação. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP), em Salvador.
As vagas serão distribuídas da seguinte forma:
500 para Investigadores
150 para Escrivães
100 para Delegados
As inscrições serão abertas após a publicação do edital no Diário Oficial do Estado (DOE), que deve ocorrer nas próximas semanas.
O concurso integra um pacote de medidas para reforçar a segurança pública no estado. Em janeiro, o governador já havia sancionado a lei que criou 2.397 novos cargos na Polícia Civil, sendo 500 para delegados, 437 para escrivães e 1.460 para investigadores, o que possibilitou o avanço da nova seleção.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, a expectativa é que os cursos de formação sejam iniciados no começo de 2026, já na nova sede da Academia de Polícia Civil (Acadepol).
“Com a tramitação e a escolha da banca, esperamos começar a formação até o início do ano que vem, já com a nova Acadepol em funcionamento”, afirmou Werner.
Convocação de novos policiais militares e bombeiros
Além da autorização do concurso da Polícia Civil, o governo também anunciou a convocação de 126 aprovados no último concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, sendo:
85 novos policiais militares
41 novos bombeiros militares
O governador informou ainda que até dezembro deste ano cerca de 2 mil novos policiais militares devem ser incorporados à corporação.
“Estamos convocando os aprovados e trabalhando para abrir um novo concurso assim que o atual for completamente zerado”, destacou Jerônimo Rodrigues.
Outros concursos já autorizados pelo Governo da Bahia
A gestão estadual também confirmou a abertura de quase 900 vagas em outros órgãos e secretarias. Veja os cargos e órgãos contemplados:
ADAB – Fiscal Estadual Agropecuário (160) e Técnico em Fiscalização Agropecuária (40);
SEINFRA/SEDUR/SAEB – Especialista e Técnico em Obras Públicas (120);
SEMA/INEMA – Especialista (60) e Técnico em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (50);
SEFAZ – Auditor Fiscal (100) e Agente de Tributos (100);
AGERSA – Especialista em Regulação (20) e Técnico em Regulação (20);
PGE – Procurador (20), Assistente (50) e Analista de Procuradoria (65);
SAEB/SEI – Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (50) e Especialista em Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais (35).



