João Leão anuncia que não disputará reeleição à Câmara e mira vaga na Assembleia em 2026
- Da Redação

- 27 de mai.
- 1 min de leitura

O deputado federal João Leão (PP) confirmou, nesta sexta-feira (23), que não será candidato à reeleição para a Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. Em vez disso, o ex-vice-governador da Bahia pretende disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), redirecionando sua atuação política para o Legislativo estadual.
Apesar da decisão de deixar o Congresso Nacional, a família Leão não deve perder representatividade em Brasília. Cacá Leão, filho de João Leão e atual secretário na Prefeitura de Salvador, já iniciou os movimentos de pré-campanha para tentar retornar à Câmara dos Deputados no próximo pleito.
“É Leão cá e Leão lá, e até Leão em Roma”, declarou João Leão com bom humor, ao mencionar a sucessão política dentro da família e fazendo referência ao Papa Leão XIV.
João Leão foi vice-governador da Bahia entre 2015 e 2022, nas duas gestões de Rui Costa (PT), e tem uma longa trajetória na política baiana, sendo reconhecido por sua influência no interior do estado e pela articulação com lideranças locais. A movimentação de 2026 promete reposicionar o clã Leão em diferentes esferas de poder no estado e no país.



