Justiça de SP nega pedido do Grupo Clareou e libera Ivete Sangalo a usar nome da turnê “Ivete Clareou”
- Da Redação

- 11 de set.
- 2 min de leitura

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) rejeitou o pedido liminar do Grupo Clareou que buscava impedir a cantora Ivete Sangalo de usar o nome “Ivete Clareou” em sua nova turnê. O projeto, com cinco shows já anunciados, homenageia a sambista Clara Nunes e celebra o samba.
A decisão foi proferida no último dia 15 de agosto pela 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial. O desembargador Grava Brazil reconheceu os registros das marcas “Grupo Clareou” e “Do Nada Clareou”, válidos até 2035, mas ponderou que a proteção concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) não garante exclusividade sobre o uso isolado da palavra “Clareou”.
Segundo o magistrado, a turnê de Ivete apresenta diferenciação suficiente por trazer o nome da cantora antes do termo contestado, afastando a possibilidade de confusão no mercado.
A polêmica
A disputa começou em julho, após o anúncio da turnê “Ivete Clareou” e o início das vendas dos ingressos. Horas depois, o Grupo Clareou publicou um comunicado acusando a cantora baiana de uso “indevido” da marca registrada desde 2010. A banda alegou que o registro impediria o uso por outros artistas no segmento musical.
A produtora Super Sounds, responsável pela turnê de Ivete, rebateu afirmando que o uso é legítimo e não viola direitos de terceiros. A empresa disse ainda que tentou dialogar com a banda diante da insatisfação, mas as negociações não avançaram após o grupo apresentar uma proposta considerada “com valores astronômicos”.
Quem é o Grupo Clareou
Formado no Rio de Janeiro em 2009, o Grupo Clareou tem mais de 600 mil seguidores nas redes sociais e já fez turnês na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, acumula parcerias com artistas como Ferrugem, Péricles e Suel.
A turnê de Ivete
Batizada de “Ivete Clareou”, a turnê celebra o samba e presta homenagem à sambista Clara Nunes, referência para Ivete Sangalo. Os shows estão previstos para as seguintes datas e locais:
25/10 – São Paulo (Jockey Club)
01/11 – Belo Horizonte (Área Externa do Mineirinho)
22/11 – Rio de Janeiro (Marina da Glória)
30/11 – Salvador (Wet)
13/12 – Porto Alegre (Parque Harmonia)
Os ingressos já estão à venda.



