Lavagem do Bonfim celebra 280 anos da chegada da imagem de Cristo crucificado a Salvador
- Da Redação

- 16 de jan.
- 1 min de leitura

Nesta quinta-feira (16/01), baianos e turistas participaram da tradicional Lavagem do Bonfim, celebrando os 280 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim a Salvador. O evento religioso, que reuniu milhares de pessoas, saiu da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia em direção à Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, com o tema “Encharque o Coração de Esperança”, em alusão ao Ano Jubilar de Esperança instituído pelo Papa Francisco.
Desde o início da manhã, fiéis participaram de um ato inter-religioso antes do cortejo pelos oito quilômetros da Cidade Baixa. Durante o percurso, católicos, praticantes de religiões de matriz africana e simpatizantes de outras crenças reforçaram o sincretismo religioso que caracteriza a celebração.
A Lavagem do Bonfim é reconhecida como um momento de renovação espiritual e fortalecimento da fé. Fiéis destacaram a importância da celebração para recarregar as energias e renovar as esperanças para o ano que se inicia.

História e devoção
A devoção ao Senhor do Bonfim teve início em 1745, quando Theodózio Rodrigues de Faria, capitão português, trouxe para Salvador uma réplica da imagem do Senhor Jesus do Bonfim, cumprindo uma promessa feita durante uma tempestade. A imagem foi instalada na Colina do Bonfim, em uma capela cuja construção começou em 1746 e foi concluída em 1754.
Desde então, a festa do Senhor do Bonfim tornou-se uma tradição, simbolizando resistência da fé, esperança coletiva e união entre os povos e suas diversas expressões religiosas e culturais.




