top of page

NEOJIBA realiza Grande Concerto de Natal na Catedral de Vitória da Conquista, nessa sexta (12)

Foto: Tech Films
Foto: Tech Films

O NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove, na próxima sexta-feira (12), às 19h, um Grande Concerto de Natal na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias. A apresentação integra a 1ª edição do Natal Sinfônico e marca o encerramento das atividades do Núcleo Territorial de Vitória da Conquista em 2025. A entrada é gratuita, com convite para que o público leve 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a famílias atendidas pela paróquia.


A programação reúne diferentes grupos musicais do NEOJIBA, entre eles a Camerata Carlos Jehovah, os Coros Juvenil e Comunitário e a Orquestra 9 de Novembro. Antes do concerto, a partir das 18h30, a Banda Sinfônica do Núcleo recepciona o público com um cortejo na Praça Tancredo Neves, em frente à Catedral, marcando simbolicamente a abertura da noite.


Dentro da igreja, o público terá acesso a um repertório que combina clássicos natalinos, obras de compositores como Mozart e Vivaldi e peças brasileiras. Um dos momentos mais aguardados é a execução de “Noite de Santo Reis”, de Elomar Figueira Mello, em arranjo inédito do maestro João Omar, que também assina a regência e outras adaptações preparadas especialmente para o evento. A iniciativa tem apoio da Arquidiocese de Vitória da Conquista.


Concertos itinerantes


A programação do Natal Sinfônico começou no dia 8 e segue até o dia 10 de dezembro, com apresentações do Conjunto NEOWind e do Coro Juvenil em diferentes instituições da cidade, incluindo a Escola Municipal Rainha da Paz, o Instituto Social Padre Benedito Soares e a Pastoral do Menor da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.


No dia 11, será a vez das Orquestras Pedagógicas e do Coro Infantil do Núcleo NEOJIBA de Conquista subirem ao palco do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em um concerto dedicado às famílias dos integrantes. A performance marca o encerramento das atividades pedagógicas de 2025 e celebra os avanços artísticos das crianças e jovens.


Sobre o programa


Criado em 2007, o NEOJIBA atua no desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens por meio da prática musical coletiva. Mantido pelo Governo da Bahia e vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, o programa é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música.


Ao longo de 18 anos, mais de 42 mil crianças e jovens foram beneficiados diretamente ou por meio de ações colaborativas. Atualmente, o programa atende cerca de 2,4 mil integrantes distribuídos em 13 núcleos localizados em Salvador e em seis cidades do interior, além de alcançar outras 6 mil pessoas por meio de iniciativas parceiras.

Móveis LM
bottom of page