PF deflagra operação contra fraude em benefícios do INSS na Bahia
- Da Redação

- há 11 horas
- 1 min de leitura

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18), a operação Mala Fides, com o objetivo de desarticular um grupo suspeito de montar processos com documentação fraudada para viabilizar a concessão indevida de benefícios previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação ocorreu nos municípios de Ipecaetá e Salvador.
De acordo com as investigações, os suspeitos utilizavam um esquema conhecido como “kit fraude”, composto por documentos falsos que simulavam a condição de segurado dos requerentes. Com esse material, o grupo conseguia subsidiar pedidos administrativos e ações judiciais previdenciárias, resultando na concessão irregular de benefícios, como aposentadoria por idade.
Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, sendo dois em Ipecaetá e um em Salvador. A Polícia Federal informou que as diligências seguem em andamento, com a análise do material apreendido para aprofundamento das investigações e identificação de outros possíveis envolvidos.
Ainda segundo a PF, as condutas apuradas se enquadram, em princípio, no artigo 171, parágrafo 3º, do Código Penal Brasileiro, que trata do crime de estelionato praticado contra entidade de direito público, além de outros crimes que possam ser constatados ao longo da apuração.
O INSS deverá ser comunicado sobre os desdobramentos da operação para adoção das medidas administrativas cabíveis, incluindo a revisão de benefícios concedidos de forma suspeita.



