Depois de 41 anos no ar, programa Resenha Geral deixa de ser transmitido

Depois de 41 anos no ar, programa Resenha Geral deixa de ser transmitido

Do Portal Cubo

Equipe da Resenha Geral com o radialista Dilton Rocha, que morreu em 2017.

Nesta segunda-feira, 19 de agosto de 2019, o programa Resenha Geral, na Rádio Brasil FM (107,7), deixou de ser apresentado aos ouvintes de Conquista e região. O programa permaneceu ativo por 41 anos, sendo o que ficou mais tempo no ar na história da Rádio Clube de Conquista AM, e chegou a superar o tempo de permanência de tradicionais programas como “Atendendo aos Ouvintes”, “A Cidade em Revista”, dentre outros.


"Em Vitória da Conquista, na Bahia, nossa terra, começa agora a Resenha Geral! ", É com esse jargão que Herzem Gusmão abriu o programa durante muitos anos, ao lado de Sindy Santos.

A Resenha Geral, nome do programa criado pelo radialista Herzem Gusmão para substituir o programa Resenha da Brahma, que era apresentado por J. Menezes e equipe (naquela época com formato exclusivo de noticiário esportivo), estreou em 9 de fevereiro de 1978, na ZYN 25 Rádio Clube de Conquista AM.


"Já na estreia, eu queria um nome que me possibilitasse outras abordagens no jornalismo conquistense, além do esporte. O esporte continuou sendo importante, mas temas como a política e o cotidiano conquistense ganharam espaço, transformando aquela Resenha em um programa mais Geral", declara Herzem.

Não demorou para que esse formato mais aberto caísse nas graças do povo. O programa se tornou um fenômeno ao ponto de, ao meio-dia, superar a audiência de canais de televisão.


Herzem ao lado de Sindy Santos, Dilton Rocha e equipe.

Não só no rádio, mas também na internet: o Blog da Resenha Geral, criado em 2005, prenunciou a era dos blogs e do jornalismo digital, sendo o primeiro blog com esse formato na Bahia.


"Neste dia tão nostálgico, quero agradecer a Deus e, sobretudo, aos milhares de ouvintes pela inspiração e motivação para que eu pudesse apresentar por tantas décadas esse programa que marcou a minha vida – e a de gerações de conquistenses," destaca Herzem Gusmão, que hoje filiado ao MDB, está como prefeito de Vitória da Conquista.