Número de casos de Covid-19 em Conquista pode ser maior do que dados oficiais, segundo IBGE
top of page

Número de casos de Covid-19 em Conquista pode ser maior do que dados oficiais, segundo IBGE

O número de casos do novo Coronavírus (Covid-19) em Vitória da Conquista pode ser maior do que os oficiais já registrados pelo Governo. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde, a cidade conta com 215 casos e 10 óbitos. Enquanto os dados oficiais dos já testados divulgados pela Secretaria de Saúde apontam 152 confirmações e 5 óbitos.

Segundo o IBGE, a pesquisa tem como objetivo identificar indivíduos com sintomas do novo coronavírus, bem como a demanda e a oferta de serviços de saúde pública. Também levanta informações relacionadas ao mercado de trabalho, buscando identificar a influência da pandemia na dinâmica do trabalho e emprego no país. Além da evolução do emprego e desemprego, o IBGE procura identificar o trabalho em home office, o volume de horas trabalhadas, além de mapear a informalidade.


Diante da pandemia de coronavírus, todas as visitas domiciliares feitas pelo IBGE foram suspensas. Assim, toda a coleta de informações da Pnad estão sendo feitas por meio de entrevistas por telefone. As mesmas pessoas são entrevistadas por pelo menos três meses e serão selecionadas com base em estatísticas oficiais da Covid divulgadas semanalmente. O objetivo é focar as entrevistas em pessoas que apresentem sintomas de síndrome gripal.


'Tamanho real da epidemia'


De acordo com o Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Erno Harzheim, a pesquisa feita pelo IBGE tem caráter estratégico para “identificar o tamanho real da epidemia" no país. Com a informações levantadas, segundo ele, o governo espera orientar o Sistema Único da Saúde (SUS) "a fim de minimizar os efeitos da pandemia na vida das pessoas”.


“A pesquisa vai mostrar o percentual da população brasileira com sintomas de Covid, se buscou atendimento e, se foi internada, quais foram os procedimentos adotados. A ideia é que os resultados sejam divulgados semanalmente”, enfatizou o diretor adjunto de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo.


Para que a pesquisa apresente os resultados esperados, o IBGE faz um apelo para que a população colabore quando solicitada.


“O grande desafio de todo o processo é que as pessoas atendam o IBGE. A população tem de ter ciência de que é importante atender os pesquisadores do IBGE para que o Brasil conheça qual a prevalência de pessoas com sintomas, pois estamos num período de avanço da doença", enfatizou Azeredo.


O pesquisador destacou ainda que é a partir de dados concretos que o governo poderá elaborar políticas públicas de atendimento à população, incluindo os programas de transferência de renda.


"Uma vez recebendo uma ligação, a pessoa tem de saber que ao responder à pesquisa, está exercendo um ato de cidadania”, reiterou Azeredo.


Detalhamento semanal de acordo com dados oficiais


Neste domingo (31), o Laboratório Central Municipal divulgou mais sete resultados positivos de pacientes que foram infectados pelo Novo Coronavírus, totalizando 152 casos confirmados em Vitória da Conquista. O número de curados subiu para 115, enquanto 32 seguem em recuperação (sete hospitalizados e 25 em isolamento domiciliar) e cinco pessoas, residentes do município, foram a óbito.


A taxa de ocupação dos leitos destinados para o tratamento de Covid-19 no município neste domingo (31) é de 14% dos leitos clínicos e 42% dos leitos de UTI. Apenas 3,1% dos leitos clínicos são ocupados por pacientes de Vitória da Conquista e 10,9% por pacientes de outros municípios da macrorregião. Enquanto que 4% dos leitos de UTI são ocupados por pacientes de Vitória da Conquista e 38% dos demais municípios.


O Boletim epidemiológico atualizado da Secretaria Municipal de Saúde mostra que já foram notificados 1456 casos suspeitos de infecção pela Covid-19 no município, com 1042 casos já descartados. Dos casos confirmados até o momento, 120 foram confirmados pelo método exame laboratorial RT-PCR e 32 por Teste Rápido positivo associado ao quadro clínico de Síndrome Gripal.


Ainda estão em investigação 262 pacientes notificados com suspeita de Coronavírus. 155 deles aguardam resultado laboratorial e 107 aguardam coleta de exame laboratorial. Sete pacientes encontram-se estão internados em unidade hospitalar com quadro de Síndrome Gripal ou Síndrome Gripal Aguda Grave e 255 seguem em isolamento domiciliar.



bottom of page