Prefeitura e Governo do Estado alinham projeto urbanístico para área do antigo aeroporto em Vitória da Conquista
- Da Redação

- 23 de mai.
- 2 min de leitura

Na manhã desta sexta-feira (23), a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, recebeu em seu gabinete a secretária estadual de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, para discutir o projeto urbanístico (Masterplan) destinado à antiga área do aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. A reunião contou ainda com a presença do vice-prefeito Aloísio Alan e dos secretários municipais Ivanildo da Silva (Casa Civil), Jackson Yoshiura (Infraestrutura Urbana) e Edimário Freitas (Transformação Pública), além da superintendente de Habitação, Silvia Sousa, e do diretor de Habilitação, Cristianderson Lima.
Durante o encontro, a secretária Jusmari apresentou a proposta elaborada pelo Governo do Estado para reestruturar a área de 1,4 milhão de metros quadrados, buscando promover o desenvolvimento urbano, social e econômico da cidade. A proposta inclui a construção de um novo centro administrativo e de um centro de convenções, integrados a espaços residenciais e comerciais.
A prefeita Sheila Lemos destacou que desde 2021 já havia protocolado em Brasília uma proposta de Masterplan para a utilização da área, que previa justamente esses mesmos equipamentos. Na época, o município solicitou a doação do terreno, então pertencente à União. A área acabou sendo repassada ao Governo do Estado.
“Esta foi mais uma reunião de desdobramento daquela audiência que tivemos com o governador Jerônimo, no mês passado, quando tratamos do Masterplan para a antiga área do aeroporto. O Estado e o Município tinham propostas semelhantes e agora estamos unificando ideias. Pensamos em um novo bairro planejado, com acessibilidade, mobilidade urbana, corredores exclusivos para ônibus, áreas verdes e foco na sustentabilidade. É um projeto ousado e inovador, do jeito que Vitória da Conquista gosta”, afirmou a prefeita.

O vice-prefeito Aloísio Alan ressaltou a importância de escutar a comunidade local durante o desenvolvimento do projeto. “Precisamos considerar quem mora nos bairros adjacentes para que o resultado atenda às reais necessidades da população e respeite seus hábitos”, disse.
Jusmari Oliveira reforçou o alinhamento com o município na construção da proposta. “Vitória da Conquista é um dos grandes centros urbanos da Bahia e essa área ociosa representa uma oportunidade única. Estamos propondo algo arrojado, que dará um novo impulso à cidade. Não poderíamos avançar sem dialogar com a prefeita e sua equipe”, afirmou.
O secretário Jackson Yoshiura apresentou os principais pontos do Masterplan elaborado pela Prefeitura, que contempla a ampliação de avenidas, centro de convenções com áreas internas e externas, novo centro administrativo e urbanização com prioridade para espaços verdes. “Vamos integrar usos comercial, residencial e institucional, promovendo um espaço urbano moderno e funcional”, explicou.
O projeto agora segue em fase de alinhamento técnico entre Estado e Município, com expectativa de se tornar um dos maiores empreendimentos urbanos planejados do interior baiano.



