PT realiza eleições internas neste domingo (6) com cinco candidatos na disputa pela presidência estadual na Bahia
- Da Redação

- 1 de jul.
- 1 min de leitura
O Partido dos Trabalhadores (PT) realiza neste domingo, 6 de julho, eleições internas para a escolha das novas direções nacional, estaduais e municipais da legenda. Na Bahia, cinco nomes estão na disputa para suceder Éden Valadares na presidência estadual: Tássio Brito, Jonas Paulo, Paulo Riela, Rodrigo Pereira e Gabriel Cavalcante.
Tido como favorito, Tássio Brito conta com o apoio do senador Jaques Wagner e do atual presidente Éden Valadares. Ele é ligado à corrente CNB (Construindo um Novo Brasil), majoritária no partido e que domina a direção petista baiana nos últimos anos.
Do outro lado, a candidatura de Jonas Paulo — ex-presidente estadual do PT e ex-assessor do governo Lula — tenta articular uma virada nos últimos dias da campanha. Embora existam especulações de que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, estaria nos bastidores da candidatura de Jonas, aliados próximos ao ex-governador afirmam que Rui optou por não se envolver diretamente na disputa.
As demais candidaturas buscam marcar posição e representar diferentes correntes internas, com destaque para a atuação na juventude, movimentos sociais e disputas locais do partido.
O processo é realizado de forma presencial, com votação em diretórios espalhados pelos municípios baianos. O resultado deve ser conhecido ainda no domingo.



