Sheila Lemos: “Nenhuma obra foi danificada pelas chuvas em Vitória da Conquista”
- Da Redação

- 21 de out.
- 2 min de leitura

Na tarde desta segunda-feira (20), a prefeita Sheila Lemos acompanhou, ao lado de membros do Governo Municipal, os impactos das chuvas que atingem Vitória da Conquista desde o último domingo (19). As visitas ocorreram na obra de requalificação da Avenida Brumado, no canal do Panorama e na Avenida Francisco Sabino, no bairro Vila América.
De acordo com a Prefeitura, os danos foram mínimos, considerando o volume de chuva registrado, o que demonstra a eficiência das obras de macrodrenagem e das ações de prevenção implementadas nos últimos anos.
Participaram da vistoria o vice-prefeito Aloisio Alan, o secretário da Casa Civil, Ivanildo da Silva, além de equipes da Seinfra e da Emurc.
A prefeita destacou que os investimentos em drenagem e pavimentação permitiram que a cidade suportasse melhor as fortes chuvas.
“As intercorrências são comuns, mas nenhuma obra foi danificada. Na Avenida Brumado houve um extravasamento de água do canal, o que é normal. No Panorama, tudo tranquilo. E na Francisco Sabino, as obras estão intactas. Passando o período de chuvas, retomamos o trabalho”, afirmou Sheila.

Ela também ressaltou que bairros antes afetados por enchentes agora estão mais preparados.
“No passado, uma chuva como essa deixaria bairros como Panorama e Bateias II completamente alagados. Hoje, graças às obras do programa Acelera Conquista, não tivemos intercorrências. É o resultado do nosso trabalho de prevenção às mudanças climáticas”, completou.

O engenheiro e diretor-presidente da Emurc, Paulo Rocha, explicou que o transbordamento registrado na Avenida Brumado é comum em obras de drenagem em andamento.
“O canal antigo não resistia a volumes como esse. A nova estrutura, que está em construção, é muito mais robusta e terá capacidade ampliada de drenagem. Não houve dano, e a obra seguirá normalmente assim que o clima permitir”, disse.
Durante a vistoria, foi identificado um buraco na Rua A, no Panorama, causado por uma intervenção da Embasa, que não fez o recapeamento asfáltico após um reparo na rede de esgoto. A Prefeitura informou que a empresa será notificada para realizar os reparos necessários.
A obra da Avenida Francisco Sabino também não registrou danos. Já no canal do Panorama, o trabalho preventivo de limpeza realizado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) ajudou a evitar prejuízos maiores.



