SUAS na Comunidade recebe prêmio nacional por inovação na assistência social
- Da Redação

- há 7 horas
- 2 min de leitura

O programa SUAS na Comunidade, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Vitória da Conquista, foi reconhecido nacionalmente ao vencer o 6º Prêmio Simone Albuquerque, uma das principais distinções do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A premiação é promovida pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome — estrutura do Governo Federal.
A cerimônia de entrega aconteceu durante a 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, realizada entre os dias 6 e 9 de dezembro de 2025, em Brasília.
O que é o prêmio
O Prêmio Simone Albuquerque reconhece iniciativas consideradas inovadoras e experiências bem-sucedidas na assistência social em todo o Brasil. O SUAS na Comunidade venceu na Categoria III – Intersetorialidade e Interseccionalidade no SUAS, que destaca ações integradas entre diferentes políticas públicas e com foco no enfrentamento das desigualdades.
Entre os critérios avaliados, estão:
– integração entre áreas da proteção social;
– alcance territorial;
– impacto em populações vulneráveis;
– inovação e potencial de replicação.
Por que o programa foi premiado
O SUAS na Comunidade se destacou pela capacidade de descentralizar os serviços socioassistenciais, levando equipes e atendimentos diretamente às comunidades rurais, povoados, distritos, comunidades quilombolas e condomínios do Minha Casa, Minha Vida.
Desde 2024, o programa já realizou mais de 15 mil atendimentos, chegando a mais de 9 mil pessoas, sobretudo em localidades distantes do centro urbano.
Entre os serviços ofertados estão:
– atualização do Cadastro Único e Bolsa Família;
– benefícios eventuais (auxílio-aluguel, auxílio-funeral e viagem);
– Carteira da Pessoa Idosa, Passe Livre e ID Jovem;
– orientações sobre habitação, direitos humanos, mundo do trabalho e programas sociais;
– parcerias com DPE, DPU e INSS para atendimentos jurídicos e previdenciários.
PT de Vitória da Conquista tentou barrar em 2024 o programa que hoje é premiado pelo Governo Federal
Em 2024, o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Vitória da Conquista ingressou com uma ação na Justiça Eleitoral pedindo a suspensão do programa SUAS na Comunidade. A sigla, que tinha como candidato a prefeito o deputado federal Waldenor Pereira, alegava que as ações poderiam gerar benefício eleitoral para a prefeita Sheila Lemos, candidata à reeleição. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) negou o pedido de suspensão.



