top of page

Vitória da Conquista recebe novo arcebispo metropolitano, Dom Vitor Agnaldo Menezes

ree

A população de Vitória da Conquista e região recepcionou, na tarde desta sexta-feira (21), o novo arcebispo metropolitano, Dom Vitor Agnaldo Menezes. Acompanhado pelo arcebispo emérito, Dom Luís Gonzaga Pepeu, o religioso foi recebido no Aeroporto Glauber Rocha por uma comitiva composta pela prefeita Sheila Lemos, o vice-prefeito Aloísio Alan, vereadores, membros do clero e fiéis. Após a chegada, seguiu em carreata pelos bairros da cidade até a Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias.


Na Catedral, a prefeita Sheila Lemos entregou a Dom Vitor uma placa de boas-vindas, destacando a importância de sua chegada para a comunidade católica. “Ele vem para comandar e pastorear todos os fiéis católicos aqui da nossa cidade e de toda a região metropolitana. Desejamos as boas-vindas e afirmamos que será muito bem acolhido por todos os conquistenses, um povo ordeiro e acolhedor”, declarou.


Em sua primeira aparição pública, Dom Vitor abençoou os fiéis e, em seguida, concedeu uma coletiva de imprensa. O novo arcebispo afirmou estar honrado em assumir a missão de trabalhar em Vitória da Conquista, cidade que já conhecia desde seus tempos como padre. Ele ressaltou as boas referências que recebeu sobre a região e se comprometeu em atuar de forma próxima ao poder público para o bem da comunidade.


O novo arcebispo também elogiou as ações de preservação do patrimônio material e imaterial da Igreja na cidade, desenvolvidas por seus antecessores em parceria com o município. Ele reforçou que pretende dar continuidade a esse trabalho e fortalecer os laços entre a Igreja e a sociedade. “Meu compromisso é trabalhar para fortalecer os laços entre a Igreja e a sociedade, promovendo ações que beneficiem toda a comunidade”, afirmou.


A cerimônia de posse de Dom Vitor Agnaldo Menezes acontecerá neste sábado (22), às 15h, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias, presidida pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, cardeal Dom Sérgio da Rocha. Logo após, às 17h, ele celebrará sua primeira missa solene no Parque de Exposições Teopompo de Almeida.


Trajetória e missão

ree

Dom Vitor assumirá a governança de 35 paróquias, distribuídas em 20 cidades da região sudoeste da Bahia, organizadas em quatro vicariatos. Natural de Curaçá, na Bahia, ele tem 57 anos e foi nomeado pelo Papa Francisco em 14 de fevereiro de 2025. Antes de chegar a Vitória da Conquista, exercia a função de bispo da Diocese de Propriá, em Sergipe.


Com sua posse, Dom Vitor se torna o quarto arcebispo metropolitano de Vitória da Conquista, sucedendo Dom Josafá Menezes, atual arcebispo de Aracaju.

Móveis LM
bottom of page