top of page

PF investiga suspeito por envio de ameaças e apologia ao nazismo a universidades federais da Bahia

A Polícia Federal abriu investigação contra um homem suspeito de enviar mensagens com ameaças e apologia ao nazismo para universidades federais baianas, incluindo a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).


De acordo com a PF, o investigado já possui antecedentes por crimes cibernéticos e mantinha em sua residência simulacros de armas e objetos com símbolos extremistas. As mensagens eram enviadas por e-mails criados exclusivamente para esse fim e acessados por meio de redes VPN, estratégia usada para dificultar o rastreamento.


A ação integra a Operação Valquíria, deflagrada na manhã desta quinta-feira (4). Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Belo Horizonte (MG), autorizados pelo Juízo da Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Barreiras (BA).


A PF segue apurando o caso para identificar possíveis conexões do suspeito com grupos organizados e determinar o alcance das ameaças enviadas às instituições de ensino.

Móveis LM
bottom of page