Samir Xaud oficializa candidatura à presidência da CBF com apoio quase unânime das federações
- Da Redação
- 21 de mai.
- 1 min de leitura

O presidente da Federação Roraimense de Futebol, Samir Xaud, oficializou neste domingo (18) sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A chapa, registrada com o nome “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”, foi subscrita por 25 das 27 federações estaduais, além de dez clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro masculino.
A eleição da nova diretoria da CBF está marcada para o próximo domingo (25). Pelas regras do estatuto da entidade, para concorrer ao cargo é necessário o apoio mínimo de oito federações estaduais. Como apenas São Paulo e Mato Grosso não endossaram oficialmente a candidatura de Xaud, nenhum outro concorrente deverá conseguir formalizar chapa a tempo. O prazo final para o registro de candidaturas encerra-se na próxima terça-feira (20).
No sábado (17), o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, chegou a anunciar sua intenção de disputar o pleito, alegando ter apoio de outras federações. No entanto, com o apoio majoritário já consolidado em torno de Xaud, a viabilidade de outra chapa ficou comprometida.
Com isso, Samir Xaud deve concorrer de forma isolada à presidência da CBF, assumindo o comando da entidade em meio a um período de reestruturação institucional e expectativa por mudanças administrativas no futebol brasileiro.