Uneb abre inscrições para o Vestibular 2026 com mais de 5,9 mil vagas
- Da Redação

- 17 de set.
- 2 min de leitura

A Universidade Estadual da Bahia (Uneb) abriu, nesta terça-feira (16), as inscrições para o Vestibular 2026, que seguem até o dia 8 de outubro, exclusivamente pelo site vestibular2026.uneb.br. A taxa de inscrição é de R$ 90, com pagamento até a data indicada no boleto bancário.
No total, serão ofertadas 5.974 vagas, distribuídas da seguinte forma:
4.219 vagas para cursos de graduação presenciais;
600 vagas para cursos na modalidade Educação a Distância (EaD) ofertados pela Uneb;
1.155 vagas para cursos EaD pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
As provas serão aplicadas nos dias 11 e 12 de janeiro de 2026. A lista completa de cursos, quadro de vagas, documentação exigida e cronograma da seleção estão disponíveis no site oficial do vestibular.
Sistema de cotas e sobrevagas
O edital reserva 40% das vagas para candidatos negros. Além disso, prevê 5% de sobrevagas para indígenas, quilombolas, ciganos, pessoas trans (transexuais, travestis e transgêneros), pessoas com deficiência, autistas e pessoas com altas habilidades.
Para concorrer, os candidatos devem se autodeclarar parte desses grupos, ter cursado todo o ensino fundamental II e médio em escola pública, comprovar a renda bruta familiar máxima prevista em edital e atender aos demais critérios.
Isenção da taxa
A Uneb também abriu inscrições, nos dias 16 e 17 de setembro, para candidatos que desejam solicitar isenção da taxa de inscrição. Podem ser beneficiados:
Concluintes ou egressos do ensino médio em escolas públicas da Bahia;
Quem cursou o ensino médio por exames supletivos ou equivalentes na rede pública;
Servidores das universidades públicas estaduais (Uneb, Uefs, Uesc e Uesb) e seus dependentes diretos.
O resultado da primeira etapa será divulgado em 19 de setembro. Os candidatos selecionados deverão apresentar documentação entre os dias 24 e 25 de setembro. A lista final sairá até 1º de outubro.
Apoio à permanência estudantil
A Uneb oferece programas para garantir a permanência de estudantes, como os auxílios Complementar, Permanência, Parental, Indígena Apako Zabelê, Regime de Alternância, Emergencial e de Apoio a Viagens e Eventos. Além disso, há a Casa dos Estudantes e o suporte psicossocial da Equipe Multidisciplinar de Atenção ao Estudante (EMAE).
Internacionalização
A universidade também atua em rede internacional. Atualmente, mantém 79 acordos de cooperação com instituições estrangeiras, possibilitando a participação de estudantes em editais de mobilidade que oferecem passagens, auxílio de instalação e bolsa-auxílio.



