Vitória da Conquista amplia vacinação contra HPV para adolescentes de 15 a 19 anos
- Da Redação

- 19 de set.
- 1 min de leitura

Até dezembro de 2025, todas as salas de vacina das unidades de saúde da zona urbana e rural de Vitória da Conquista estão mobilizadas para vacinar adolescentes de 15 a 19 anos contra o HPV. A ação segue orientação do Ministério da Saúde, que pela primeira vez incluiu essa faixa etária no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a coordenadora de Imunização do município, Katarina Fontes, a medida busca alcançar quem perdeu a imunização na idade recomendada.
“Aqui em Vitória da Conquista, nós estamos disponibilizando a vacina para este público desde março. A meta é alcançar os jovens que perderam a imunização na idade recomendada (9 a 14 anos)”, destacou.
Além das salas de vacina, a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado ações em escolas e shoppings, aproximando a imunização do público-alvo.
Mudanças na vacinação contra o HPV
Desde 2024, o Ministério da Saúde adotou a dose única para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, substituindo o esquema anterior de duas aplicações e facilitando o acesso à proteção.
Para pessoas imunocomprometidas, como pacientes com HIV/Aids, em tratamento oncológico, transplantados, usuários de PrEP (15 a 45 anos) e vítimas de violência sexual a partir dos 15 anos, o esquema permanece em três doses.



